domingo, 10 de outubro de 2010

O Jovem e a Promessa de Deus

A Palavra de Deus traz uma promessa maravilhosa de Deus para nós que somos jovens. É uma promessa, um incentivo, uma exortação, um consolo.
Quando Deus nos dá uma promessa, Ele também nos dá a provisão para que essa promessa seja cumprida em nós. Não se cumprirá se nós não quisermos.
I João 2:12-14
“Filhinhos escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados. Pais escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque conhecestes o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.”
Nesse texto podemos perceber que Deus  dá três promessas aos jovens:
1ª Promessa - Jovens vocês têm vencido o maligno. Isso é uma declaração que o Espírito Santo faz através de João.
Porém a pergunta é: Será que nós temos vencido o maligno? Temos sido vitoriosos em meio a tentações, pratos que o diabo tem colocado a nossa frente. Vejamos o que fez Daniel em Daniel 1:8. Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.                                                                                                                 
O jovem cristão hoje tem uma grande demanda para vencer, são muitas as frentes de batalha. Mas isso não isenta da responsabilidade de resistirmos na fé. Daniel nos mostra que isso é possível com a atitude que demonstrou na Babilônia. “Resolveu firmemente” O que falta para muitos jovens hoje é isso firmeza, determinação, por que muitos estão hoje como nos descreve Tiago 1:6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Inconstância. Jovens inconstantes, que não sabe o que querem e nem para onde vão.
2ª Promessa – Jovens eu vos escrevi porque sois forte. Porém a pergunta é: Temos sido fortes no Senhor? Ou qualquer tempestade nos derruba? Qualquer luta já estamos  querendo desistir? A Biblia diz “... todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.” Hebreus 10:38. A força sobrenatural que necessitamos, vem do céu, do contato com o Pai Celestial. Um exemplo claro disso temos em I Reis 19:1-8. A força de Elias para caminhar 40 dias noites e 40 noites no deserto sem parar, veio daquele alimento celestial dado pelo anjo que  para nós hoje, tipifica a intimidade com Deus, que muitos jovens não tem.Em virtude disso muitos são fracos,doentes, desanimados.
3ª Promessa – E a Palavra de Deus permanece em vós. A pergunta que não quer calar: Temos retido a Palavra de Deus?
Jesus nos disse em João 15:7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.” A prerrogativa, a condição é permanecer. Permanecer em Jesus, na Palavra, Jesus é a Palavra Viva, o Verbo que se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e verdade. (João 1:1) Como permanecerei em algo que não conheço direito? Relacionamento diário com Deus é a chave permanecer na Palavra. E do fato de permanecer colhemos o fruto: Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos” ( VS 8).
Apenas damos fruto quando permanecemos (meditamos, estudamos) na Palavra, em Jesus que É a Palavra.
A Palavra de Deus é algo precioso, não podemos perder as oportunidades de ouvir, reter e praticar a Palavra.
O desejo do coração de Deus é que essas três promessas se cumpram cabalmente em nossas vidas como jovens que ele tem escolhido para um grande propósito. Não vamos esquecer-nos do o Senhor nos diz:
“Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi filhos, porque conhecestes o Pai. Eu vos escrevi pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.” I João 2:12-14

Nenhum comentário:

Postar um comentário